Escola Municipal São
Francisco de Assis.
Aparecida de Goiânia,
janeiro de 2014.
Planejamento Anual de
Artes
Serie: 5º ano
Turma C Turno Vespertino
Professora Regente: Mª
das Graças Macedo Raimundo
Números de aulas
anuais: 80 Número de aulas semanais: 2
Objetivo Geral:
-Expressar e saber
comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva,
articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão
ao realizar e fluir produções artísticas.
Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.
Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.
-Atividade
interdisciplinar com Português: O elefantinho Elmer ok
-Capinha do
caderno de arte ok
-Conceito de
arte/Formas de arte (Vídeo e atividades)
-As cores
-Cores primárias
Fevereiro ( 8 aulas)
-Cores Secundárias
-Conhecendo Artistas brasileiros (Vídeo
e atividades)
-Releitura de Abapuru Tarcila do Amaral
-Cores Quentes e cores frias
-Traçado com linhas
-Releitura de arte: Aldemir
Martins
-Cores : preto e branco
-Releitura: São
Francisco MARÇO (7 aulas)
-O
que é instalação em arte (Vídeo)-Instalação com máscara de carnaval
-Colagem cômica Dia da Mulher
-Sarau de Poesia( Dia da Poesia)
-Origami: tsuru
-Instalação
com Tsuru
-Homenagem
ao Dia da Bibliotecária
-Releitura
de O grito ( Edvard Munch)
ABRIL
( 07 aulas)
-Os artistas e quadros mais
famosos do mundo(Vídeo)
-Releitura de Os Girassois de
Van Gogh
-Máscara com balões
-Exposição de máscara de balões
-Pontilhismo
-Os Jardins de Monet
-Traçado com linhas
MAIO (8 aulas)
-O que é arte
abstrata e arte figurativa (Vídeo)
-Produção de trabalho de arte abstrata
-Desenho a partir de uma manchinha, ponto ou linha
-Pontilhismo
-Mosaico
-Releitura de O grito ( Edvard Munch )
-Conhecendo esculturas: Vídeo
-Relendo
esculturas
JUNHO ( 6 aulas)
-Atividade em homenagem à copa do mundo
-Artesanatos para festa junina (modelo 01)
-Artesanato para festa junina (modelo 02)
-Conhecendo
e relendo obras de Antônio Poteiro (vídeo e atividade)
-Conhecendo
e relendo Siron Franco (vídeo e atividade)
-Conhecendo
e relendo Amaury Menezes (vídeo e atividade)
-Exposição
de atividades de releitura de artistas goianos.
AGOSTO (9 aulas)
-Trabalhando interdisciplinar com língua
Portuguesa (lendas)
-
Trabalhando interdisciplinar com língua Portuguesa (parlendas)
-
Trabalhando interdisciplinar com língua Portuguesa (fábulas)
-Teatro
para o Papai
-Sarau
de contadores de história
-Dança
da catira
-Exposição
de literatura de cordel
-Festa
da comida regional
SETEMBRO (9 aulas)
-Vivenciando a primavera
-Pássaros/colagem
-Borboletas/colagem
-Flores/colagem
-Poesias/ilustração
-
Pontilhismo com flores
-Pontilhismo com borboletas
-Mosaico com pássaros
-Exposição de Primavera
OUTUBRO (7 aulas)
Brinquedos
de sucata
-Brincadeiras
antigas
-Oficina
de bonecas e pipas
-Teatro
do dia das crianças
-Desfile
em homenagem aos professores
-Painel
de desenhos/acrósticos dos professores
-Exposição
das atividades
-Releitura
de Ivan Cruz/Brincadeiras de crianças
NOVEMBRO (7 aulas)
-Filme da Mônica: A turma da Mônica e a
estrelinha mágica
-Os
símbolos de natal
-Álbum
de natal
-Presépio
-Papai
Noel
-Bonequinho
de neve
-Guirlanda
de natal -Árvore
de natal
DEZEMBRO( 02 aulas)
-Painel
de Natal
-Exposição
de símbolos de natal
OBSERVAÇÕES: Fica já pré
estabelecido que este planejamento
poderá ter alterações durante o ano adaptando-se conforme seja
necessário em virtude de alterações no calendário da escola. Também poderá ter
atividades extras conforme datas comemorativas ou eventos da escola.
MATERIAIS USADOS:
-LÁPIS
PRETO
-LÁPIS
DE COR
-TINTA
GUACHE
--PAPÉIS
DIVERSOS
-SUCATAS
-TECIDOS
-TELAS
-PINCÉIS
E OUTROS
AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua dentro do
estabelecido nas atividades tendo o
cuidado de observar a criatividade, o interesse, o desenvolvimento e a participação
dos alunos.
AMEI, POIS ESTOU PROCURANDO E SÓ O SEU A TÉ AGORA ESTA COMPLETO E BEM DIVIDIDO POR AULA AMEI MESMO PARABÉNS ,EXCELENTE TRABALHO.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho. Desenvolver a sensibilidade e percepção estética é uma deseafio e se torna muito gratificante. Sucesso.
ResponderExcluirMUITO BOM. PARABÉNS.
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirCompleto...perfeito!!!
ResponderExcluir